KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 30/10/2017 às 09h16min - Atualizada em 30/10/2017 às 09h16min
.. A delegação de Curitiba conquistou neste sábado (28/10) o título de campeão na 30ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), disputado em Londrina, no período de 20 a 29 de outubro. Os atletas curitibanos foram campeões gerais em nove modalidades esportivas (judô masculino e feminino; badminton feminino; basquete masculino; ciclismo feminino; futsal feminino; rúgbi masculino; xadrez feminino e natação masculino).

“O grande número de conquistas mostra todo o potencial dos atletas de Curitiba e a seriedade do trabalho esportivo desenvolvido no município, que foca no desenvolvimento técnico, social e cidadão dos jovens”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A delegação de Curitiba contou com 292 atletas da rede de ensino pública e privada, além de 44 técnicos e seis dirigentes, totalizando 342 integrantes. Além dos títulos gerais, a delegação conquistou também o vice-campeonato geral em sete modalidades (atletismo feminino; badminton masculino; basquete feminino; ciclismo masculino; taekwondo feminino; vôlei feminino e xadrez feminino) e a terceira posição geral em seis modalidades (futsal masculino; ginástica rítmica; taekwondo masculino; tênis masculino; vôlei de praia masculino e feminino).

Entre os destaques de Curitiba na competição, estão as conquistas no rúgbi, que fez uma campanha impecável e sagrou-se campeão invicto, e no judô, com 20 pódios, sendo 16 de ouro (nove feminino e sete masculino), uma prata (feminino) e três bronzes (masculino).

“Esse resultado é fruto do trabalho dos professores do município e de equipe homogênea e comprometida com a competição”, afirmou o professor Túlio Dalagassa, técnico da equipe masculina de judô de Curitiba.

Experiência

A fase final do 30º Jogos da Juventude do Paraná reuniu aproximadamente cinco mil atletas entre 14 e 17 anos que competiram em 18 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, natação, rúgbi, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Campeã no meio-leve e por equipes no judô, a atleta Ana Carolina Ferreira Perin, de 17 anos, destacou o nível e desafios dos Jogos da Juventude. “É uma qualidade boa, o nível aqui é alto. Eu já tinha perdido uma vez para a menina com a qual disputei a final, então tem que treinar todo dia. Quando chegamos aqui, colocamos tudo que aprendemos”.

O capitão da equipe de rúgbi masculina, Luís Gustavo Petroski dos Santos, enfatizou que os Jogos da Juventude são importantes para a carreira do atleta. “Nesses jogos a gente consegue ganhar bastante experiência, cria novos amigos e conhece pessoas que nos ajudam no desenvolvimento do esporte”, ressalta Luís Gustavo.

Campeãs na categoria de dupla feminino no badminton, as atletas Julia Ferreira e Julia Jardim iniciaram a trajetória em campeonatos nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), quando tinham apenas dois meses de treinos. "Nos primeiros jogos escolares ganhamos experiência e percebemos como era participar de um campeonato. Com mais tempo de treino e entrosamento, conquistamos a prata no Jojups do ano passado e, agora, o ouro”, afirmou Julia Ferreira.

Jogos paraesportivos

Seguindo o calendário de competições estaduais, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) já começou os preparativos para a viagem da delegação de paratletas de Curitiba que irão disputar, a partir de 1º de novembro, a sexta edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná, em Maringá.

A competição contará com 15 modalidades (atletismo; basquete em cadeira de rodas; bocha; futsal DI; goalball; golfe 7; handebol CR; handebol DI; natação; parabadminton; paracanoagem; paraciclismo; tênis de mesa; vôlei sentado e xadrez) e acontecerá até 5 de novembro.

Fonte: PMC

Curitiba conquista título nos Jogos da Juventude