KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 27/10/2017 às 09h12min - Atualizada em 27/10/2017 às 09h12min
.. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) está presente no Mutirão da Cidadania da Regional CIC com programas da Prefeitura que incentivam o consumo de alimentos saudáveis. Até amanhã (28/10), a população poderá aprender a incrementar as refeições com ingredientes nutritivos e até se inspirar a plantar dentro de casa uma pequena horta repleta de ervas e hortaliças.

“A Prefeitura, por meio da Smab, está empenhada em orientar a população sobre a importância do consumo de alimentos frescos, de frutas, verduras e legumes”, explica Simone Tomiazzi da Silveira, chefe do Núcleo da Secretaria na Regional CIC. “Por isso, estamos apresentando estes programas no mutirão.”

Segundo ela, funcionários da Smab também irão orientar sobre o cadastro nos Armazéns da Família. “Haverá dois carrinhos, cada um com 85 itens, comparando os gastos com os produtos nos armazéns e em supermercados. A economia nas unidades da Prefeitura chega a 34,5%”, lembra ela.

Já as nutricionistas do Departamento de Educação Alimentar da Smab estão orientando os visitantes sobre os benefícios do consumo de hortifrutigranjeiros, além de estimularem as pessoas a reduzirem o consumo de sal, açúcar e gordura. “Eles são vilões da alimentação saudável, pois podem causar pressão alta, insuficiência renal, diabetes e outras doenças crônicas”, diz Alessandra Sutil de Oliveira Kades, nutricionista da Prefeitura.

Os engenheiros agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Smab, por sua vez, vão ensinar as pessoas a cultivar hortaliças e ervas em vasos, latas e potes. “Mesmo em um apartamento é possível plantar alimentos saudáveis”, garante Luana Barzotto Godoi Danecke, engenheira agrônoma da unidade da secretaria.

Os agrônomos mostram ainda como montar um minhocário, sistema de compostagem caseira que transforma resíduos orgânicos produzidos no lar em adubo para hortas domésticas; e uma horta capilar, que usa caixa de isopor e canos de PVC para manter a raiz de uma pequena plantação úmida por uma semana.

Confira as atividades que a Smab estará realizando no Mutirão do CIC:

- A equipe do Departamento de Educação Alimentar vai estar com a Unidade Móvel, uma van equipada com cozinha, dando orientações sobre alimentação saudável.

- Na área dedicada a hortas em pequenos espaços e compostagem, os engenheiros agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Smab irão ensinar os visitantes a cultivar hortaliças e ervas em vasos, latas e potes.

- Funcionários da Smab estarão orientando a população de como se cadastrar nos Armazéns da Família.

Fonte: PMC

Mutirão da CIC tem horta caseira, aulas e incentivo à alimentação saudável