KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 25/10/2017 às 10h13min - Atualizada em 25/10/2017 às 10h13min
.. O Mutirão da Cidadania da Regional CIC, que será aberto nesta quarta-feira (25/10) pelo prefeito Rafael Greca e pelo governador Beto Richa, vai ofertar até sábado mais de 130 serviços.

Além da feira concentrada de atendimento público, os moradores da CIC, Augusta, Riviera e São Miguel foram beneficiados desde o início do ano com uma série de melhorias na infraestrutura, benfeitorias e aprimoramento nos serviços prestados pelo poder público na regional.

Foram reformados, por exemplo, o Farol do Saber Fernando Amaro, o Armazém da Família Barigui, duas escolas e dois CMEIs (Centros Municipais de Ensino Infantil).

A Raul Pompéia, uma importante via da região, foi totalmente revitalizada, com asfalto novo, calçada, drenagem e iluminação. Além disso, o pavimento foi completamente recuperado nas ruas Algacir Munhoz Mader e Pedro Drissen Filho. Outros 1.000 quilômetros receberam manutenção com tapa-buracos, proporcionando melhor qualidade de tráfego nas de ruas dos quatro bairros.

Já as obras contra enchentes incluíram o reperfilamento do Rio Barigui, implantação de galerias pluviais na rua Padre Jacinto Miesobuski e contenção de erosão do córrego Ferrovila.

O Farol do Saber, que fica junto à escola municipal Heitor de Alencar Furtado, voltou a funcionar no dia 16 de outubro depois de passar três meses fechado para reformas. Houve a troca de chapas que estavam enferrujadas, pintura geral, reforma dos gradis, substituição de vidros, revisão da parte elétrica e plantio de grama.

Na ocasião da reabertura, a diretora da escola, Luciane Regina Gogola Kmiecik ressaltou a importância da obra: “O Farol precisava dessas obras e as crianças sentiram falta, desde agosto, pois não puderam emprestar livros. Os computadores já voltaram a funcionar e a comunidade vai poder voltar a usar”.

O Fernando Amaro foi o terceiro Farol do Saber a ser reinaugurado depois de passar por reformas, sendo parte de um amplo diagnóstico feito pela coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação em todos os equipamentos (saiba mais).

As duas escolas e dois CMEIs tiveram substituição do telhado, atendendo demanda antiga da população, cansada dos transtornos causados em dias de chuva. Uma delas foi a Escola Municipal Ditmar Brepohl, que teve parte das telhas quebradas devido a fortes chuvas e queda de árvore na semana passada (saiba mais).

Pilates e xadrez
A população também conta com 15 novas modalidades de atendimento em esporte e lazer, como pilates, xadrez, diferentes tipos de artes marciais e dança. Graças a essa diversificação, o número de pessoas atendidas quadriplicou, passando de mil para quatro mil. Para atingir o bom resultado, a regional ampliou seu atendimento e firmou parcerias com professores voluntários.

A Prefeitura ainda manteve serviços de manutenção, como a coleta de entulho em 11 ruas, limpeza de dois córregos e manutenção de praças, parques e bosques.

As roçadas em terrenos e ruas foram feitas em 1,7 milhão de metros quadrados.



Veja as principais obras e ações realizadas na regional CIC em 2017:

- Revitalização da Rua Raul Pompéia (com asfalto, calçada, drenagem e iluminação) e recuperação de pavimento nas ruas Algacir Munhoz Mader e Pedro Driessen Filho.
- Obras contra enchentes: reperfilamento do Rio Barigui, implantação de galerias pluviais na rua Padre Jacinto Miesobuski, contenção de erosão do córrego Ferrovila, obra de macrodrenagem no Parque Ribeirão do Mueller em fase final de liberação de financiamento.
- Reforma do Farol do Saber Fernando Amaro.
- Reforma, com troca de telhado, dos prédios de duas escolas e de dois CMEIs.
- Início das obras do CRAS Vila Verde.
- Início das obras do Centro de Iniciação Esportiva União.
- Reforma e reabertura do Armazém da Família Barigui.
- Número de atendimento na área de esporte e lazer subiu de 1.000 para 4.000.
- Festival de férias para 4.000 crianças.
- Início do projeto de construção de miniarenas.
- Seis abordagens integradas a moradores em situação de rua.
- Realização de três minimutirões aos sábados de atendimento à população.
- Retirada de depósitos de lixo irregulares e limpeza de áreas degradadas.
- Atendimento do Castramóvel no parques dos Tropeiros e Túlio Vargas.
- Implantação da Feira Fundo de Quintal, de artesanato local.
- Início das atividades do Pedala Noturno.
- Reabertura do espaço do empreendedor da Agência Curitiba.
- Ação do Outubro Rosa.
- Implantação do aplicativo Saúde Já em 17 unidades de saúde.

Manutenção:
- Tapa-buraco e saibro: 1.000 km.
- Contra enchentes (drenagem, galerias, bocas de lobo): 46,3 km.
- Roçada (terrenos e ruas): 1,7 milhão de metros quadrados.


Mutirão da CIC, que começa hoje, foi antecedido de série de obras e benfeitorias