50% desconto use cupom de ofertas Amigos do Bairro

Samba e sua origem no Brasil com Gogó de Ouro


Wanderley Vieira - Curitiba(PR)

Data: 27/09/2016 às 20h01min - Atualizada em 09/02/2017 às 10h28min

TAMANHO DA FONTE A- A+

O samba é um gênero musical, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil no Recôncavo Baiano e apesar de ser importado, tornou-se a principal manifestação cultural popular brasileira. Em 1917 foi gravado o primeiro disco de samba intitulado “Pelo telefone” considerado o primeiro samba gravado no Brasil. E a partir deste marco histórico gravado no Rio de Janeiro se alastrou pelo país.



O pagode é um estilo de samba e teve suas origens no Rio de Janeiro entre o final da década de 1970 e início da década de 1980, a partir da tradição das rodas de samba feitas nos "fundos de quintal" numa reunião de amigos.



O termo "pagode" está presente na linguagem musical brasileira desde, pelo menos, o século XIX. Inicialmente, era associado às festas que aconteciam nas senzalas e, mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Com o passar do tempo, o termo "pagode" começou a ser usado como sinônimo de samba, por causa de sambistas que se valiam deste nome para suas festas, ou, seus pagodes.



Como vertente musical, o pagode nasceria exatamente dessa manifestação popular completamente marginal aos acontecimentos musicais dos grandes meios de comunicação brasileira. A partir do surgimento de nova geração de sambistas no Rio de Janeiro nos anos oitenta, oriunda desses pagodes e que inovaria a forma de se fazer samba, o termo "pagode" batizar espontaneamente o novo estilo musical derivado do samba.



Em Curitiba o samba ganhou proporção com a chegada do capoeirista Jaime V. Queiroz que em 1984 tornou-se ex-professor de capoeira para assumir sua nova identidade “Gogó de Ouro” aonde trocou a capoeira pelo samba.  Nas ruas de Curitiba fazia seus shows e corria o chapéu, foi preso várias vezes por causa do samba por se tratar duma dança que era considerada perversão. Gogó de Ouro fez o primeiro festival do samba em Curitiba intitulado o dia nacional do samba de onde surgiram vários seguidores desta manifestação popular, ele é considerado pai de uma nova geração do samba.



Recentemente ele foi homenageado em comemoração ao seu aniversário de xx, pelos ícones do samba Curitibano  



Samba e sua origem no Brasil com Gogó de Ouro