KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 11/06/2014 às 08h00min - Atualizada em 11/06/2014 às 08h00min
..Mais de 200 longas-metragens em 80 anos é um recorde do qual poucos podem se orgulhar e um deles é Donald Fauntleroy. Mas poucos saberão que por trás desse nome está nada menos do que o Pato Donald, um dos personagens mais populares da Disney, que hoje faz aniversário.

Criado pelo desenhista Dick Lundy em 9 de junho de 1934, o personagem de Donald apareceu pela primeira vez em "A Galinha Esperta", um curta-metragem de oito minutos de duração dentro da série "Silly Simphonies" (1929-1939), na qual eram misturados todos os personagens da Disney.

Naquela primeira aparição, Donald era só um personagem secundário, mas conquistou a audiência desde o primeiro minuto, devido principalmente à quase ininteligível voz que lhe proporcionou Clarence Nash, que seria seu dublador durante 51 anos, até sua morte.

Pato Donald (Donald Duck) já se vestia com uma camisa marinheira azul e usava boina e gravata borboleta vermelha, elementos que sempre o acompanharam.

Era, na verdade, um pouco mais alto e com os pés maiores do que finalmente ficaram após mudanças realizadas em 1937 e que estabeleceram definitivamente seu aspecto.

Em seus primeiros anos de vida, seguiu sendo um convidado nas aventuras de outros personagens mais famosos, como Mickey Mouse, e compartilhou protagonismo com Pluto. Mas em 1937 e após sua remodelação, estreou "Don Donald", o primeiro curta no qual era a estrela principal.

Nessa primeira aventura sozinho, apareceu pela primeira vez sua namorada Daisy. Ao lado dela, de seus sobrinhos Huguinho, Luizinho e Zezinho --que fariam a estreia um ano mais tarde--, e de seu tio Patinhas (criado em 1947), Donald formou a família de patos da Disney, que vivem em Duckburg.

Em paralelo aos curtas, Donald saltou às tiras diárias de histórias em quadrinhos em 1938 pelas mãos do ilustrador Al Taliaferro, vinhetas que chegaram a ser publicadas em 322 jornais diferentes.

No final dos anos 40, Donald superou em popularidade Mickey --seu grande rival no universo Disney-- e, dado o volume de trabalho que gerava, as ilustrações se repartiam entre vários desenhistas, como Carl Barks e Jack Hannah, que se ocuparam das histórias nos Estados Unidos.

Mas também houve contribuições desde outros países, como a Itália, onde o desenhista Romano Scarpa, que se encarregou de Donald para a editoria Mondadori e que desenvolveu o Superpato Donald.

O primeiro longa-metragem do qual Donald participou foi "O Dragão Relutante" (1941), mas seus dois filmes mais conhecidos são "Saludos Amigos", um filme de 1942 ambientado na América do Sul, e "The Three Caballeros" (1944), um clássico da Disney no qual o pato se transfere ao Brasil e México

Pato Donald completa 80 anos com mais de 200 filmes no currículo