KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 05/02/2018 às 10h25min - Atualizada em 05/02/2018 às 10h25min
.. evereiro chegou e, com o novo mês, o movimento pela cidade também aumentou, ocasionado pelas volta das férias de trabalho e de estudos. São mais pedestres circulando e mais veículos trafegando, em especial nas proximidades de estabelecimentos de ensino. Para reduzir o risco de acidentes neste período, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito reforça orientações para um trânsito mais seguro. Confira:

Embarque e desembarque
Pais e responsáveis que vão levar ou buscar as crianças na escola devem respeitar a sinalização de embarque/desembarque e parar somente pelos segundos necessários para que a criança possa entrar ou sair, de modo a dar a vez para que outras famílias procedam da mesma forma.

Respeito ao limite de velocidade
É importante a consciência de pais e responsáveis ao limite de velocidade de 30km/h. Isso vale para quando passar em frente à escola de seu filho e, também, quando passar em frente às escolas dos vizinhos. Além da sinalização de 30 km/h, caso haja uma placa amarela com desenho de crianças, o motorista deve reduzir a velocidade: a possibilidade de concentração de crianças atravessando a rua vale para o dia todo, não apenas nos horários de entrada e saída das aulas.

Estacionamento regular
Respeitar a sinalização existente na hora de estacionar também é uma forma de educar o filho. Estacionamento em contramão de direção e em locais proibidos continuam sendo infração de trânsito, mesmo nas quadras com escolas.

Organização do itinerário
Caso não tenha crianças para levar ou buscar nas escolas, o motorista deve cogitar a possibilidade de evitar as vias nos horários de maior movimento escolar, procurando um trajeto alternativo.

Planejamento de horários
Com o maior movimento, os horários de deslocamento precisam ser readequados, antecipando saídas e prevenindo atrasos.

Atravessar a rua na faixa e acionar o botão para pedestres
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a operacionalidade do botão para pedestres. O sinal não responde de forma imediata. É necessário apertar o botão e aguardar a programação do ciclo do semáforo para o cruzamento, que fica mais longo em horários de pico. Apertar diversas vezes não acelera o processo.

Atenção
Evitar distrações. O uso de celular e de fones de ouvido têm causado diversos acidentes, pela desatenção de motoristas, ciclistas e pedestres que manuseiam aparelhos enquanto estão transitando na rua.

Segurança
Na hora de levar os filhos para a escola, também é importante estar atento e observar todo o movimento ao redor, evitando ficar muito tempo dentro do carro parado. Todas as pequenas atitudes que puderem ser antecipadas, ainda em casa, como organizar a mochila ou fechar o pote de lanche, não devem ser feitas na rua.


Defesa Social orienta para cuidados no trânsito com a volta às aulas