KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 11/12/2017 às 09h19min - Atualizada em 11/12/2017 às 09h19min
.. O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta sexta-feira (8/12), que o Farol do Saber Mário Quintana será o Farol do Saber e Inovação do Boqueirão. Ele visitou o Farol, que teve sua estrutura renovada pela Prefeitura. A meta é que cada uma das dez regionais tenha um Farol do Saber e Inovação, com espaço público de educação maker, onde as crianças podem construir protótipos, usando impressora 3D. O primeiro Farol do Saber e Inovação – o Herbert de Souza – foi inaugurado em outubro e fica na Regional Cajuru.

“Estamos renovando os Faróis do Saber”, disse o prefeito ao visitar o Farol que foi inaugurado por ele em 1995, ano seguinte ao do falecimento do escritor que dá nome à unidade. “Mário Quintana foi um poeta gaúcho que viveu quase 100 anos e morava em Porto Alegre. O grande poeta era meu amigo pessoal”, contou o prefeito às crianças da fanfarra da Escola Wenceslau Braz, vizinha do Farol do Saber, que o receberam com alegria para comemorar a entrega das obras ao lado da secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Agora, encantado em Farol do Saber, o meu amigo Mário Quintana cuida das crianças”, completou o prefeito, que gostou de ver exposta no Farol renovado uma foto dele ao lado do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner e do escritor Mário Quintana, na Casa Romário Martins. O prefeito também foi recebido na Escola Wenceslau Braz por cerca de 200 crianças que estudam no período da tarde. Durante a entrega das obras, o menino Mateus Quintana leu uma mensagem de agradecimento ao prefeito.

No Farol do Saber Mário Quintana, foi feita a recuperação estrutural e da cobertura, troca do piso, reforma dos banheiros, renovação da iluminação, pintura, obras de acessibilidade e paisagismo.

Presente para o Boqueirão – A agente de leitura responsável pelo Farol do Saber Mário Quintana, Zuleide Aguilar de Souza, conhecida pelas crianças da Escola Wenceslau como a “pro do Farol”, diz que a renovação da unidade foi um presente. “Amei”, disse admirada. “As crianças vão amar também. A escola, a comunidade, as crianças, nós todos ganhamos um presente”, disse ela com muito entusiasmo.

Os meninos Vitor Gabriel Alves de Alvarenga e Mateus Santana da Cruz Taques, ambos do 5º ano, estudam de manhã, mas fizeram questão de ir ao Farol nesta tarde. “A gente veio ver o prefeito e o Farol, que está bem diferente”, afirmaram ao apontar as diferenças nas janelas, na pintura e na estrutura. “Ficou ótimo”, resumiu Vitor.

Obras

Além deste Farol, a Secretaria da Educação executou obras de recuperação nos Faróis do Saber Manuel Bandeira (vinculado à Escola Professor Herley Mehl, Pilarzinho), Fernando Amaro (vinculado à Escola Heitor de Alencar Furtado, Cidade Industrial) e Herbert de Souza (vinculado à Escola Marumbi, Uberaba). Estão em andamento as obras do Farol José de Alencar (vinculado à Escola Municipal São Mateus do Sul, Pinheirinho).

Também participaram da entrega das obras do Farol do Saber o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, o superintendente Executivo da Secretaria da Educação, Oséias Santos de Oliveira, a chefe do Núcleo Regional de Ensino do Boqueirão, Nilce Cardoso Malage, a diretora da Escola Wenceslau Braz, Cristiane Pletz, a coordenadora de projetos da Secretaria da Educação, Andréa Barletta, e a gerente de Faróis e Bibliotecas, Christiane Martins.

Fonte: PMC

Boqueirão vai ganhar um Farol do Saber e Inovação