KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 13/11/2017 às 10h07min - Atualizada em 13/11/2017 às 10h07min
.. Com o tema Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, a programação de fim de ano da capital paranaense vai resgatar o espírito natalino e enaltecer valores culturais e tradições dos povos que formaram a cidade. Os espetáculos começam em 22 de novembro e vão até 23 de dezembro. Também haverá decoração especial, até o dia 6 de janeiro.

A programação natalina é um aspecto importante para o fomento do turismo local, segundo o prefeito Rafael Greca. "A atuação da equipe municipal e o apoio de diversas pessoas e instituições foi o que possibilitou que a festa aconteça", disse Greca.

"Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros da cidade, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores", define.

Apresentações musicais estão sendo programadas em diversos pontos na cidade. As calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro serão os núcleos da programação. A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, afirma que o Natal terá uma atmosfera mágica "Vamos resgatar os valores da nossa cidade, que dão significado ao tema Luz os Pinhais”, diz ela.

A abertura da proclamação do Natal será no dia 22 de novembro com uma solenidade ao ar livre, no Centro Histórico, em que os sinos tocarão e "anjos" anunciarão a chegada do espírito natalino.

Na Rua XV de Novembro, a Rua das Flores, haverá decoração especial natalina, que contará com a Árvore da Vida, ornamentada com flores, e estrelas de Belém, que vão indicar imóveis importantes para o patrimônio histórico da cidade.

Toda a agenda de Natal está disponível no site: http://www.natalcuritiba.com.br/

Eixo principal de atrações

Feira de Natal

A tradicional Feira Especial de Natal reúne artesãos da cidade nas praças Osório e Santos Andrade e oferece produtos com o tema. A feira começa no dia 23 de novembro e vai até 23 de dezembro, de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 19h .

A feira terá barracas dedicadas aos artesanatos natalino e culinário – biscoitos, chocolates e confeitos. Também será uma ótima oportunidade para degustação de pratos típicos, como o pierogi polonês, as empanadas bolivianas, o acarajé baiano.

Paço da Liberdade

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a fachada do Paço da Liberdade receberá projeções de luz de temática natalina. O evento é gratuito e começa às 20h30.

As projeções contam a história de Natalia, uma menina que não vê a hora de tornar-se adulta para fazer o que quiser. O conto começa com a voz do Papai Noel ecoando pelo local.

O Palácio Encantado

O espetáculo de Natal do Palácio Avenida está na 27ª edição – a segunda sob o comando do banco Bradesco. O tradicional coral natalino se apresentará de 1 a 17 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h15, no Palácio Avenida, na Rua Luiz Xavier, no Centro.

Com o tema O Palácio Encantado, o espetáculo contará com mais de 100 crianças interpretando músicas nacionais e internacionais, com duração de 45 minutos por apresentação.

Capela Santa Maria

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria será palco do Concerto Natalino Camerata Antiqua de Curitiba, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 18h30, e a apresentações da Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembr,o às 20h.

Localizada no Centro da cidade, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra mantido pela Prefeitura Municipal.

Memorial de Curitiba

O Memorial de Curitiba fica no Centro Histórico da cidade e será palco de diversas apresentações. Além de receber a cerimônia de proclamação do Natal, o Memorial será ornamentado com uma árvore étnica, que vai mostrar a cultura das etnias que formaram Curitiba.

O Pavilhão Étnica, uma extensa programação de apresentações de dança folclórica, desvendará a riqueza de cada etnia.

O Memorial também vai receber a Exposição Oficina Itinerante de Mini Presépios, de 20 de novembro a 6 de janeiro.

O Natal terá ainda mostra de filmes natalinos na Cinemateca, apresentações eruditas na Capela Santa Maria, a decoração da Linha Turismo e uma programação especial no Mercado Municipal.

Outras atrações

Mercado Municipal

Um dos grandes atrativos turísticos de Curitiba, o Mercado Municipal terá uma programação de Natal de 22 de novembro a 5 de janeiro de 2018.

A programação envolve apresentação de coral, aulas de culinária e uma feira especial com produtos natalinos, além de brindes aos clientes.

Nataleluia

Há 20 anos na programação natalina de Curitiba, o Nataleluia é um espetáculo que apresenta a mensagem de Natal com performances ao vivo e com o apoio de mais de 700 voluntários. Reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais.

O evento celebra o nascimento de Jesus, apresentando uma história envolvente e contextualizada que cativa todas as idades, utilizando-se dos mais atuais recursos artísticos e tecnólogicos.

As apresentações acontecem na Primeira Igreja Batista de Curitiba nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 20h.

Ingressos e informações pelo site: www.nataleluia.com.br

Feira de Santa Rita

A Feira de Santa Rita é um evento tradicional em Curitiba, promovido pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. A feira é a principal fonte de recursos para atender as mais de 168 entidades carentes cadastradas na associação. São três dias de feira com apresentações musicais e folclóricas em uma grande praça de alimentação e estandes com venda de enfeites, artesanato, roupas, brinquedos, bijouterias.

O evento é gratuito e acontece no dia 1 de dezembro, da 14h às 22h, e nos dias 2 e 3 de dezembro, entre 10h e 22h, no espaço Expo Renault.
Fonte: PMC

Programação do Natal de Curitiba encanta com tradições locais