KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 27/10/2017 às 09h29min - Atualizada em 27/10/2017 às 09h29min
.. Demorou, mas chegou: nesta semana, o WhatsApp finalmente começou a receber a tão aguardada e pedida função que permite que as mensagens enviadas sejam apagadas não apenas para quem as enviou, mas também para todos que as receberam, seja em uma conversa individual ou grupo. O recurso está sendo liberado aos poucos e deve estar nas mãos de todos nos próximos dias.

Existem algumas restrições quanto a seu uso, entretanto. Assim como acontece em alguns serviços de e-mail, as mensagens só poderão ser deletadas nos sete minutos seguintes ao envio. Ou seja, trata-se de uma função voltada para textos enviados por engano ou que causem arrependimento rápido.

Além disso, de acordo com os primeiros testes, ainda existem falhas em seu funcionamento, e as mensagens nem sempre são deletadas – com o usuário, também, não recebendo uma notificação sobre isso. Por um lado, é bom, pois quem recebeu um texto apagado não ficará sabendo que ele foi apagado, mas por outro, o recurso sempre deixará aquela incerteza, crítica, principalmente, quando se trata de comunicações comprometedoras enviadas por engano.

O recurso aparece da mesma forma que o já existente, mas que, nas versões desatualizadas, apenas apaga a mensagem para quem o enviou. Agora, ao ser selecionado dentro do tempo limite, exibe a possibilidade de deletar o texto também para quem o recebeu, com o usuário tendo de fazer uma seleção adicional. Caso não seja mais possível, apenas a opção de fazer isso com o conteúdo do próprio smartphone estará disponível.

Além disso, a funcionalidade aparece tanto na versão mobile quanto web do WhatsApp. Como se trata de um recurso intimamente ligado ao servidor, sua disponibilidade também está sujeita a outros fatores, como, por exemplo, a possibilidade de a infraestrutura do mensageiro atingir o celular do recipiente das mensagens. Caso isso não seja possível, logicamente, a opção não vai funcionar, mesmo que o texto tenha sido apagada pelo remetente.

Enquanto a novidade não estiver disponível para todos, porém, é importante ficar esperto, já que a opção de apagar mensagens somente funcionará para aqueles que também tiverem acesso ao recurso. Por isso, é melhor continuar se certificando de que as pessoas certas estão recebendo as comunicações, antes de confiar totalmente na plataforma.

Fonte: Androd Police

WhatsApp começa a oferecer opção de deletar mensagens para todos