KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 23/10/2017 às 09h38min - Atualizada em 23/10/2017 às 09h38min
.. O prefeito Rafael Greca esteve na Regional Boqueirão, nesta sexta-feira (20/10), para ouvir sugestões e atender demandas dos moradores dos bairros da região. Na ocasião, 46 famílias foram beneficiadas com títulos de propriedade, que é o documento que assegura a posse dos terrenos. Com esta entrega, chega a 1.481 o número de títulos disponibilizados desde março.

“A terra urbana está muito valorizada atualmente. Esta conquista garantida hoje a 46 famílias é para a vida toda. Tem muito especulador de olho nos lotes, a população precisa ser inteligente. Não vendam os terrenos, conservem a propriedade para deixar de herança para os filhos e netos”, disse o prefeito.

Dos 46 títulos de propriedades, 14 são escrituras definitivas e 32 Contratos de Compromisso de Compra e Venda (CCCVs) contemplando famílias que vivem nas áreas conhecidas como conjunto residencial Moradias Araçá, Érico Veríssimo, Jardim das Araucárias, Vila Fazenda Boqueirão, Jardim Castelo Branco, Jardim Esmeralda, Moradias Aymoré, Moradias Berlin, Núcleos Habitacionais Eucaliptos, Euclides da Cunha, Santa Inéz, Vila Rivadávia, Vila Sílvia e Vila Tapajós II.

Os CCCVs formalizam que a Cohab concederá a escritura definitiva após o morador finalizar as prestações e utilizar o imóvel para uso residencial. Já as escrituras concedem imediatamente o domínio do imóvel ao proprietário.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel; o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias, e os vereadores Geovane Fernandes e Dr.Wolmir.

O autônomo Josoé de Barros Vidal, 31 anos, foi um dos beneficiados com título de propriedade. Morador do Jardim Esmeralda, no Xaxim, ele aguardava há anos pelo documento que assegura a casa própria. “É uma benção, uma tranquilidade saber que do meu terreno ninguém mais pode me tirar. É o dia mais feliz da minha vida, agradeço ao prefeito por esta conquista”, destacou Vidal.

Demandas

Após a entrega dos títulos, o prefeito ouviu reivindicações das comunidades do Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer e Xaxim.

A Associação de Moradores da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, solicitou uma área para a prática de atividades esportivas. De acordo com o representante Sadi Abreu, existe um local em frente à Unidade de Saúde que poderia servir a este fim. Ao ouvir a solicitação, o prefeito determinou que as secretarias do Esporte, Lazer e Juventude, de Obras Públicas e do Meio Ambiente trabalhem em conjunto para implantar um campo de futebol no local.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, entregou para lideranças locais materiais esportivos para o desenvolvimento de projetos com crianças da Vila Pantanal.

Escola inteligente

O prefeito ouviu uma proposta de convênio entre iniciativa privada, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Prefeitura para implantação de isolamento térmico e acústico, e placas de captação de energia solar na Escola Municipal Leonor Castellano, no Alto Boqueirão. A escola foi escolhida pela sua localização em via de grande fluxo de veículos. “O barulho muito intenso prejudica o aprendizado e a saúde em geral.”, disse o empresário Elizeu Manalla, que na ocasião apresentou as esquadrias com vidros especiais antirruído e as placas solares para geração de energia.

“É uma ideia ótima, que vamos avaliar com carinho. Faremos estudos para implantar em outras escolas da cidade, pois precisamos de mais construções sustentáveis em nossa amada Curitiba, que sempre foi referência em soluções inteligentes”, ressaltou Greca.

Pavimentação e alagamentos

Moradores e comerciantes do entorno do Terminal Boqueirão relataram pontos de alagamento na Avenida Marechal Floriano com a ocorrência de fortes chuvas. O prefeito informou aos solicitantes que já existe um projeto definido para atendimento a esta demanda. A previsão para iniciar os serviços de ampliação das tubulações é de 30 dias.

Outros pedidos da população foram a pavimentação da Rua Octacyr Reinaldo Mion, no Xaxim, e da rua Professor José Nogueira dos Santos, no Hauer. Em ambos os casos já foi publicado edital de licitação, com abertura das propostas prevista para o dia 17 de novembro, com prazo para início das obras 120 dias após a abertura das propostas.

Almoço

Após o encontro com os moradores, o prefeito participou de um almoço com representantes da comunidade, no restaurante Chácara das Paineiras, no Xaxim, do casal Marcos Paulo e Suzane Assis.

Fonte: PMC

Famílias da Regional Boqueirão recebem títulos de propriedade de imóveis