KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 20/10/2017 às 10h49min - Atualizada em 20/10/2017 às 11h31min
..
Os desafios desta área suscitaram a maior parte das perguntas em duas apresentações feitas esta semana nos Estados Unidos pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.

Durante seminário promovido pelo Lincoln Institute, em Cambridge, ele apresentou o Plano de Recuperação (de ajustes fiscais) implementado neste ano e os Cepacs (Certificados de Adicional de Potencial Construtivo) da Linha Verde.

Convidada, Curitiba foi a única cidade brasileira a fazer exposição no evento, do qual participaram gestores públicos dos 30 maiores municípios norte-americanos e também representantes da América Latina.

O Lincoln Institute é um think tank (centro de estudos de assuntos estratégicos) que atua na área de uso do solo.

A funcionalidade do transporte público é um dos componentes mais relevantes da Linha Verde, que tem na venda dos Cepacs, recém retomada pela Prefeitura, uma fonte de financiamento para as ações necessárias à consolidação nos próximos anos da área de abrangência do projeto.

Trata-se da nova fronteira de desenvolvimento da capital.

O tema despertou interesse, segundo Puppi, tanto que após a participação no encontro (na terça) o secretário foi convidado pelo professor Jerold Kayden a repetir sua palestra também para estudantes da Universidade de Harvard, o que foi feito na quarta-feira.

Ao apresentar o processo de planejamento urbano da capital ao longo dos anos, Puppi destacou o recente reforço na consolidação da participação da população no processo – tanto com as audiências para definição da Lei Orçamentária Anual quanto as voltadas à discussão da Lei de Zoneamento.

Roteiro
Como representante de Curitiba e acompanhado da cônsul-geral do Brasil em Boston, Glivânia Maria de Oliveira, Puppi ainda teve reunião na Prefeitura da cidade com o Alvaro Lima, diretor de pesquisa da Boston Redevelopment Authority (agência municipal ligada ao desenvolvimento de Boston).

Nesta quinta-feira, o secretário visita o Senseable City Lab, do MIT (Massachussets Institute of Technology), uma das mais importantes universidades do mundo. O departamento se dedica à inovação urbana e social por meio da ciência e do design.

Fonte: PMC

Cepac atrai atenção para transporte público de Curitiba nos EUA