KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 20/10/2017 às 10h45min - Atualizada em 20/10/2017 às 10h45min
..

Os 35 anos da Gibiteca de Curitiba, comemorados neste mês de outubro, serão marcados por uma intensa programação de lançamentos de livros, workshops, palestras e exposições de quadrinhos. A programação, de 20 a 22 de outubro, terá como um dos destaques a abertura da exposição que faz uma retrospectiva histórica da Gibiteca.



A mostra faz parte do projeto Traços Curitibanos 2, composto por três exposições que apresentam a produção curitibana de quadrinhos e o papel da Gibiteca como polo de formação e difusão desta linguagem. As duas primeiras foram realizadas em junho e agosto deste ano. A exposição dos 35 anos será inaugurada nesta sexta-feira (20), às 19h.



No mesmo dia, serão abertas a Retrospectiva Bienal de Quadrinhos e as mostras Imágicas - Os Livros Encantados de Luiz Antonio Aguiar e Márcia Széliga e Marcatti 40, organizada pela Ugra Pressa, que comemora os 40 anos de carreira de Francisco Marcatti Júnior, o mais importante quadrinista independente e underground brasileiro. Esta mostra, com classificação indicativa para maiores de 14 anos, reúne imagens de 40 artistas que fizeram versões do Fráuzio, o personagem mais conhecido de Marcatti. Ele virá para o evento e participará de um bate-papo com o público. 



Também acontecem nesta sexta-feira o lançamento do livro A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba, de Fúlvio Pacheco, pela Editora Estronho, a premiação do concurso de ilustrações Jedicon e o lançamento do Artbook da Geek City comemorativo do aniversário da Gibiteca.



A programação continua no sábado (21), com jogos, oficinas, bate-papos e lançamento coletivo de revistas em quadrinhos: o Planta, de Gustavo Ravaglio, Nephilimaggadoth, de Alvarez Caetano, Silêncio, de Márcio Garcia, Armas Vivas & Extragenes #3, de Idov Cassol, e as demais HQs lançadas em 2017. Para encerrar a programação, a banda Gretchen Cadillac apresenta às 20h o pocket show Fliperama Mundo Cão.   



Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533, São Francisco)



Entrada franca





OUTRAS ATRAÇÕES DO FIM DE SEMANA



Jane Duboc canta com a Orquestra à Base de Corda - A cantora Jane Duboc se apresenta com a Orquestra À Base de Corda, neste final de semana, na Capela Santa Maria. O repertório traz canções que fizeram parte da trilha sonora de filmes, como Against all odds (Phil Collins), Al otro lado del rio (Jorge Drexler), Esperando na janela (Targino Gondim/ Manuca Almeida / Raimundinho do Acordeon), entre outras. 



Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)



Datas: sexta-feira (20/10), às 20h, e sábado (21/10), às 18h30



Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)





Cantores da Camerata encenam ópera A Solteirona e o Ladrão



Integrantes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresentam A Solteirona e o Ladrão, do ítalo-americano Gian Carlo Menotti. O concerto, que integra a programação do III Festival de Ópera de Curitiba, tem direção musical e artística de Abel Rocha, direção cênica de Edson Bueno e direção do coro da maestrina Mara Campos. Ambientada nos Estados Unidos da década de 40, a encenação é uma comédia de costumes.



Local: Auditório Salvador de Ferrante – Teatro Guaira (Guairinha)



Data: sábado (21/10), às 20h, e domingo, às 16h



Ingressos: gratuito





Domingo tem Feira de Histórias para crianças



Encontro especial de contadores de histórias com público leitor. Essa é a terceira edição da feira e, em comemoração ao mês das crianças, nela serão compartilhadas narrativas populares e obras literárias que tenham a criança como personagem principal, além de sorteio de livros e varal de poemas infanto-juvenis.    



Local: Praça Jacob do Bandolim – Conservatório de MPB (R. Mateus Leme, 66)



Data: domingo (22/10), das 11h às 13h



Ingressos: gratuito





Teatro do Piá apresenta peça infantil “O menino e o circo” 



Neste domingo (22/10), haverá o Circuito de Teatro Lambe-Lambe, com as caixas De La Múrcia, Fritas para Viagem e A Menina e o Mundo. Às 11h, será encenado o Show do Menestrel em O Menino e o Circo, com a Cia Karagozwk. O espetáculo envolve teatro de sombras, efeitos especiais e teatro de bonecos.



Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7, São Francisco)



Data: domingo (22/10), a partir das 10h



Ingressos: gratuito





Folclore polonês e ucraniano no Pavilhão Étnico



Grupos folclóricos das comunidades ucraniana e polonesa de Curitiba. O grupo ucraniano Barvinok é o primeiro a se apresentar, às 11h. Em seguida, às 11h30, sobe ao palco o grupo polonês Wisla.



Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico)



Data: domingo (22/10), às 11h



Ingressos: gratuito





Série Reflexo



Está em cartaz no Espaço Expositivo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em Santa Felicidade a Série Reflexo, de Kelly Saraiva. Nesse trabalho, a artista destaca os limites entre fotografia, pintura e gravura.



Local: Rua da Cidadania de Santa Felicidade/Espaço Expositivo da FCC (Rua Santa Bertila Boscardim, 213, Santa Felicidade)



Data: até 20/11/2017



Visitação: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h30 e sábados, das 8h30 às 12h30.



Ingressos: gratuito



Fonte: PMC



Jane Duboc, 35 anos da Gibiteca e ópera são atrações do fim de semana