KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 06/10/2017 às 09h51min - Atualizada em 06/10/2017 às 09h51min
..

Convite não falta: as unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba se dedicaram e criaram 95 ações pontuais para as mulheres participarem ativamente do Outubro Rosa. São várias oportunidades de cuidar da saúde e colocar em dia os exames preventivos do câncer de mama e do câncer de colo de útero.



A série de eventos começou na segunda-feira (2/10) e vai até 30 de outubro em 67 postos por toda a cidade. Entre as atividades, foram criados dias especiais para elas, com palestras, atividades físicas, aulas de zumba e pilates, maquiagem, distribuição ou sorteio de brindes e até bailes, como o que acontece no dia 19, no Distrito Santa Felicidade.



Além disso, muitas das equipes se vestiram, literalmente, com a cor rosa da campanha, e decoraram as unidades de saúde para lembrar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos dois tipos de câncer de maior incidência nas curitibanas. Cada unidade de saúde criou uma programação conforme o perfil da comunidade e vários locais optaram por ofertar um dia extra de atendimento, ao sábado, durante este mês, para acolher as usuárias.



Todas as atividades têm um objetivo em comum: que as mulheres aproveitem a visita à unidade para colocar exames em dia. Lá, elas podem agendar e fazer os exames preventivos do câncer do colo de útero e marcar a mamografia, realizada posteriormente por outros prestadores de serviço.



A Prefeitura oferta 8,9 mil exames de mamografia mensais, sem fila de espera. Esse exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e os profissionais de saúde avaliam os critérios de necessidade e fazem o agendamento do exame.



“Nossas equipes pretendem estimular as mulheres para que tenham uma rotina de prevenção. Manter os exames de preventivo de câncer cérvico uterino e a mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce”, destaca a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.



Até junho deste ano, 15.726 mulheres já realizaram a mamografia ofertada pela Secretaria Municipal da Saúde. O câncer de mama é o tipo de câncer mais recorrente em Curitiba. No biênio 2016-2017, estima-se que serão registrados 840 novos casos na cidade. De 2008 a 2012, Curitiba registrou 3.138 novos casos desse tipo da doença.





Programação da unidades de saúde para o Outubro Rosa:



Dia 6/10 (sexta-feira)



Tarumã (Rua José Veríssimo, 1352, B. Alto) - Acadêmicos de Farmácia do PET GraduaSUS estarão na unidade fazendo uma palestra sobre higiene íntima e IST.



Vitória Régia (Rua Cyro Correia Pereira, s/n) 13h30 - Coleta de preventivo e prevenção câncer de mama.





Dia 7/10 (sábado)



Abaeté (Rua Del. Miguel Zacarias, 403, Boa Vista), das 8h às 12h - Coleta de citopatológico



Alvorada (Rua Ivone do Espírito Santo Garcia, 100, Uberaba), das 8h às 12h - Coleta de preventivo + exame clínico das mamas eletivo e demanda, atendimento odontológico, orientações preventivas em sala de espera, lanche e souvenires.



Concordia (Rua Dilermano Pereira de Almeida, 700, Pinheirinho), das 8h às 12h - Coleta de preventivo e avaliação clínica da mama de preventivo e avaliação clínica da mama



Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha), das 8h às 12h - Saúde da Mulher



Salgado Filho (Av. Senador Salgado Filho, 5265, Uberaba) - Coleta de preventivo, marcação de mamografia



São Paulo (Rua Canal Belém , 6427, Uberaba), das 8h às 11h30 - coleta de citopatológico, vacinas, avaliação nutricional e educador físico, apoio psicológico, atividade educativa, maquiagem e café.



Solitude (Rua Isaias Ferreira da Silva, 150, Solitude)  - Coleta de exame preventivo



Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 1223, Cajuru) Oficinas sobre câncer de útero e mama e de métodos contraceptivos; coleta de preventivo e solicitação de mamografia; beleza da mulher com manicure; café da manhã; distribuição de brindes e sorteio de uma cesta de beleza; odontologia: prevenção do câncer bucal e avaliação



Vila Aurora (Rua Teofilo Mansur, 500, Novo Mundo), das 8h às 17h - exames preventivos, entrega de lenços cor-de-rosa e maquiagem, Das 13h às 17h30 - Orientações no Comunidade Escola - Escola Nair de Macedo



Vila Esperança (Rua Cataratas do Iguaçu, 191) - Coleta de preventivos e realização do teste rápido HIV e sífilis.



Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866, Novo Mundo) 9h - Coleta de preventivo, palestra educativa, lanche, aula de zumba.



Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer), das 8h às 17h - coleta de preventivo e exame clínico de mama; dia da beleza promovido pela Mary Kay; sorteio de brindes ofertados pela Associação dos Comerciantes do Vila Hauer; avaliação de câncer bucal para idosas.



Vila Leonice (Avenida Anita Garibaldi, 6814, Cachoeira) - Orientação dos usuários na Festa das Crianças



Vila Verde (Rua Emílio Romani, 200), às 8h - Programa do lactente e coleta de preventivo.





Dia 9/10 (segunda-feira)



Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45), 8h - estudantes de nutrição da faculdade Tuiuti fazem avaliação de IMC e orientam sobre alimentação.



Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5516), 8h - Alimentação saudável, atividade física, medicina preventiva.



Parolin (Rua Sergipe, 59, Guaíra), das 8h às 12h - Semana de qualidade de vida - de 9 a 11/10



Santa Amélia (Rua Berta Klemtz, 215, Fazendinha), das 8h às 12h - Coleta de preventivo e oficina de gestante.



Waldemar Monastier (Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão) - Tarde da Beleza





10/10 (terça-feira)



Santa Amélia (Rua Berta Klemtz, 215, Fazendinha), das 8h às 12h - Coleta de preventivo e oficina de gestante





11/10 (quarta-feira)



Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45), 8h - Abordagem dos estudantes de nutrição da faculdade Tuiuti para avaliação de IMC e orientações de alimentação.



Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)  - Palestra "Câncer de mama e auto estima" para as servidoras da unidade.



Solitude (Rua Isaias Ferreira da Silva, 150, Solitude) Palestra sobre a importância da alimentação saudável e atividade física na prevenção do câncer de mama.



Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5), 8h - Caminhada com o grupo Comunidade Ativa.



Xaxim (Rua Batista da Costa, 1163, Xaxim) Palestra sobre prevenção do câncer de mama.





16/10 (segunda-feira)



Higienópolis (Rua Sta. Madalena Sofia Barat, 725 Bairro Alto) - Tarde de orientações.





17/10 (terça-feira)



Oswaldo Cruz (Rua Pedro Gusso, 3749), 13h30 - Palestra para idosas no Cras Arroios.





18/10 (quarta-feira)



Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331, São Francisco) -  Palestra sobre critérios para solicitação de eco mamária para médicos da rede.





19/10 (quinta-feira)



Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas), 14h - Palestra câncer de mama e violência contra a mulher no salão paroquial da Igreja São José.



Distrito Santa Felicidade, das 14h às 16h - Baile Outubro Rosa na Paróquia Orleans.





20/10 (Sexta-feira)



Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha), das 9h às 12h - Saúde da Mulher.



Fanny (Rua Condes dos Arcos, 295, Lindóia)  - Coleta de preventivo e agendamento de mamografia.



Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2959), 15h - Roda de conversa e aulão de zumba.





21/10 (Sábado)



Alvorada (Rua Rua Ivone do Espírito Santo Garcia, 100, Uberaba), das 8h s 12h: Coleta de preventivo + exame clínico das mamas eletivo e demanda, atendimento odontológico, orientações preventivas em sala de espera, lanche.



Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45), 9h - Coleta de preventivo e prevenção câncer de mama.



Atuba (Rua Rio Pelotas, 820  Bairro Alto), das 8h às 13h - Coleta de preventivo e café da manhã.



Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5516), 8h - Coleta de preventivo e prevenção câncer de mama.



Butiatuvinha (Avenida Manoel Ribas, 8640, Santa Felicidade), 8h - Mutirão de preventivo e mamografia. Sala de espera sobre câncer de mama.



Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas), das 8h às 12h - Coleta de preventivo e solicitação de mamografias, palestras e orientações.



Camargo (Rua Pedro Violani, 364, Cajuru), das 8h30 às 17h - Coleta de preventivo e solicitação de mamografia; atendimento odontológico; das 9h às 11h - Curso automaquiagem Mary Kay; das 10h às 12h - Atendimento jurídico; às 11h - Palestra sobre prevenção de incontinência urinária; às 13h30 - Orientação sobre INSS / Aposentadoria e Palestra sobre Coaching Integral Sistêmico; às 14h30 - Palestra sobre prevenção câncer da mama; às 15h30 - Curso de Artesanato.



Candido Portinari (Rua Durval Leopolpo Landal, 1529), às 8h - Oficina sobre métodos contraceptivos, inserção de DIU e mutirão de preventivo.



Érico Verissimo (Rua Exped. Fco. Pereira dos Santos, 510, Alto Boqueirão) - Coleta de preventivo e orientações de saúde.



Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha), das 10h às 12h - Saúde da Mulher.



Eucaliptos (Rua Lázaro Borsato, 150, Alto Boqueirão), das  8h às 12h - Coleta de preventivo.



Iracema (Rua Prof Nivaldo Braga, 1571) - Coleta de exame citopatológico e solicitação de mamografia. Sala de espera diária com temas sobre prevenção de câncer de mama e colo uterino.



Jardim Paranaense (Rua Pedro Nabosne 57, Alto Boqueirão) - Coleta de preventivo, solicitação de mamografia, café da manhã, orientações sobre alimentação.



Maria Angélica (Rua Prof. Júlio Teodorico Guimarães, 337, Pinherinho), das 8h às 12h - Coleta de preventivo, com atividades para as mulheres.



Medianeira (Avenida Anita Garibaldi, 2652, São Lourenço)  - Coleta de preventivo.



Menonitas (Rua Domicio da Costa, 52, Xaxim)  - Abertura da unidade de saúde.



Moradias Belém (Rua Cezinando Dias Parede, 1096, Boqueirão)  -Coleta de preventivo e solicitação de mamografia.



Sra. Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375 – Pinheirinho), das 8h às 12h - Coleta de preventivo, marcação de mamografias e orientações.



Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio s/n.º , Praça Ouvidor Pardinho) - Coleta de Preventivo.



Palmeiras (Rua João Batista Burbelo, 12, Tatuquara) - Agenda de citopatológico.



Pantanal (Rua Maria Marques de Camargo, 119, Alto Boqueirão) - Coleta de citopatológico no período da tarde e ação no Comunidade Escola.



Santos Andrade (Rua Nelson Ferreira da Luz, 145) - Coleta de preventivo com oficina sobre o tema.



São Pedro (Rua Bernardo Mann S/N, Xaxim), das 8h às 13h - Coleta de preventivo e café da manhã.



Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5), às 8h - Coleta de preventivo, prevenção câncer de mama.



Tingui (Rua Marins Alves de Camargo, 1874 ,Tingui) - Coleta de exame citopatológico, palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, avaliação bucal  e atividade física com educador físico.



Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 1223, Cajuru) - Oficinas sobre câncer de útero e mama e métodos contraceptíveis; coleta de preventivo e solicitação de mamografia; beleza da mulher com manicure; café da manhã; distribuição de brindes e sorteio de uma cesta de beleza; odontologia: prevenção do câncer bucal e avaliação.



Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2959), das 13h às 17h30 - Coleta de preventivo.



Vila Verde (Rua Emílio Romani, 200), às 13h - Prevenção câncer de mama.



Vista Alegre (Rua Miguel de Lazari, 51/55, Pilarzinho)  - Atendimento integral à saúde da mulher: coleta de preventivo do colo do útero, avaliação com odonto saúde bucal, solicitação de mamografia, teste rápido de HIV e sífilis.



Vitória Régia (Rua Cyro Correia Pereira, s/n), 8h - Atividades lúdicas sobre saúde envolvendo gestantes e crianças.





23/10 (segunda-feira)



Dom Bosco (Rua Angelo Tozin, 100, Campo do Santana) - Semana da Mulher (até 27/10). Dia 1: oficina de manicure com vídeo e palestra com psicólogo. Dia 2: professora da escola e alunos. Dia 3: saúde e ginecologia, planejamento familiar e exercício pélvico. Dia 4: coleta de citopatológico, aferição de pressão, atividade física.





25/10 (quarta-feira)



Rua da Cidadania Boa Vista, das 9h às 16h - Palestras sobre câncer de mama; orientação a população, agendamento via aplicativo.





26/10 (quinta-feira)



Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho) - Baile Outubro Rosa no Salão da Igreja São Marcos.



São Domingos (Rua Ladislau Mikosz, 149, Cajuru) - Caminhada Celebre a Vida/ Sorteio de Brindes.





28/10 (sábado)



Atuba 9 (Rua Rio Pelotas, 820, Bairro Alto), das 8h às 13h - Coleta de preventivo e café da manhã.



Candido Portinari (Rua Durval Leopolpo Landal, 1529), 8h - Inserção de DIU e mutirão de preventivo.



Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha) 11h às 12h - Saúde da Mulher.



Ipiranga (Rua Santa Regina, 667, Capão Raso), das 8h à 13h - Oficina de dança e auriculoterapia, coleta de preventivo e solicitação de mamografia, maquiagem e lanche.



Lotiguaçu (Rua Eunice Betini Bartoszeck, 1287, Uberaba), das 8h às 12h - Avaliação nutricional e física, palestra com grupo do Rotary Clube, avaliação bucal, preventivo e orientações.



Moradias Belém (Rua Cezinando Dias Parede, 1096, Boqueirão) - Coleta de preventivo e solicitação de mamografia.



N.Senhora da Luz (Rua Emídio Nonato da Silva, 45), 8h - Café com atividades de promoção e prevenção com a equipe médica, enfermagem e odonto.



Parque Industrial (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 1801, Capão Raso), das 9h às 15h - Coleta de preventivo, encaminhamento para mamografia, palestra sobre autoestima, sala zen com auriculoterapia.



Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1.251, Pilarzinho) - Outubro Rosa no Posto de Saúde.



Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana), das 9h às 14h - Coleta de preventivo, agendamento de mamografias, aula de zumba, palestra sobre autoestima, sexualidade, câncer de mama e de colo de útero, atualização vacinal.



Santa Quiteria I (Rua Divina Providência, 1.445, Santa Quitéria)  - Coleta de Preventivo.



São Domingos (Rua Ladislau Mikosz, 149, Cajuru) - Coleta de preventivo.



Solitude (Rua Isaias Ferreira da Silva, 150, Solitude)  - Coleta de exame preventivo.



Tingui (Rua Marins Alves de Camargo, 1.874, Tingui) - Coleta de exame citopatológico, palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce câncer de mama e de colo de útero, avaliação bucal e atividade física.



Trindade (Rua Roraima, 1790, Vila Oficinas) - Exames citopatológico, avaliação física, palestra sobre câncer e atividades para o cuidado da pele.



Uberaba (Rua Capitão Leônidas Marques, 1392, Uberaba) - Coleta de preventivo, orientações sobre alimentação saudável, realização de exames de ECG, cuidados estéticos e aula de pilates.



Vila Guaíra (Rua São Paulo S/N, Vila Guaíra), das 8h às 12h - Coleta de preventivo.



Vila Leonice (Avenida Anita Garibaldi, 6814, Cachoeira) - Mutirão de prevenção de câncer de mama e colo de útero.



Waldemar Monastier (Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão), das 8h às 17h - Coleta de preventivo.





30/10 (segunda-feira)



Waldemar Monastier (Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão) - Tarde da Beleza.



Fonte: PMC



Prefeitura oferta 95 "convites" para a mulher curitibana cuidar da saúde