KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 05/10/2017 às 08h20min - Atualizada em 05/10/2017 às 08h20min
..

A edição de outubro do jornal Cândido, editado mensalmente pela Biblioteca Pública do Paraná, revisita a obra e as polêmicas que envolveram a vida do escritor Monteiro Lobato, considerado o fundador da literatura infantojuvenil brasileira. Apesar de sua contribuição literária, Lobato foi acusado de trair a pátria e ser racista. Essas questões são abordadas em uma longa reportagem assinada pelo escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos, que também explora a relevância de Lobato nos dias de hoje.



Outro destaque da edição 76 do Cândido é a transcrição da participação do escritor José Luiz Passos no projeto Um Escritor na Biblioteca, em julho deste ano. Autor do romance O marechal de costas (2016), o pernambucano radicado nos Estados Unidos fala sobre seus principais livros e sua trajetória como leitor, entre outras questões.



O Cândido também traz um texto em que a escritora paranaense Etel Frota conta como foi o processo de pesquisa que resultou em seu primeiro romance, O herói provisório, publicado este ano. O jornalista Osny Tavares assina reportagem sobre o audiolivro, segmento ainda pequeno, mas que está ganhando adeptos entre os leitores e é uma aposta das editoras. O cantor e compositor Hyldon é o personagem da seção Perfil do Leito e, entre os inéditos, há contos de Santiago Nazarian e Edra Moraes, além de um poema de Fernando Naporano.



A edição de outubro também anuncia a chegada da primeira festa literária da Biblioteca Pública do Paraná. Promovido entre 23 e 28 de outubro, o evento conta com cerca de 20 autores que participam de bate-papos, palestras ou cursos. Regina Zilberman, Raimundo Carrero, Aline Morena, Rafa Campos, Miguel Sanches Neto, Eloar Guazzelli, Chico Salem e Guido Viaro são alguns dos convidados confirmados. Haverá também atrações musicais e exibição de longas-metragens, entre outra atrações.



O JORNAL - O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares, é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado pelo correio para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em http://www.candido.bpp.pr.gov.br.



Fonte: AEN



Cândido de outubro revisita a vida e obra de Monteiro Lobato