KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 05/06/2017 às 08h57min - Atualizada em 05/06/2017 às 08h57min
..

Criar espaço para a juventude mostrar seu trabalho e disseminar a cultura da paz para um segmento da população que é um dos mais prejudicados pela violência no país. 



Essa proposta foi colocada em prática no sábado (03/06), no Clube da Gente do Bairro Novo, com a  terceira edição do programa Talento Jovem, que reuniu competições esportivas, graffiti, oficinas e apresentações de música e dança.



“A cada edição temos contato com um público mais diversificado, com artistas de colégios e da comunidade mostrando seu talento, divulgando seu trabalho e proporcionando um momento de diversão e lazer para as famílias”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que ressaltou também que a ação será levada para todas as dez administrações regionais do município.



A programação de palco teve participação de 14 grupos e artistas, muitos deles em início de carreira, como foi o caso da banda Geração Unida. “Essa é apenas a nossa segunda apresentação para público”, disse Alisson Carvalho, de 17 anos, o guitarrista da banda. “Participar do Talento Jovem nos deu experiência de palco, contato com outros artistas e permitiu que mais pessoas conheçam o trabalho que estamos realizando.”



Enquanto uns se apresentam pela primeira vez, outros aproveitaram o evento para retomar suas atividades artísticas. “Eu toco violoncelo há oito anos, inclusive em festas e casamentos, mas tive que parar por um tempo”, contou Hadassa Valéria Michelan Pedro, de 16 anos. "Quando soube que o Talento Jovem ia acontecer perto de casa, resolvi voltar a ensaiar e me apresentar novamente.”



Arte e Esporte 

O Clube da Gente do Bairro Novo é reconhecido como um dos principais pontos de graffiti da cidade, especialmente por promover o evento “Street os Styles”. Destacando essa característica da região, o Talento Jovem contou com exposições e telas criadas durante o evento.



“Queremos ver uma cidade colorida, mas de um jeito que as pessoas gostem, com mensagens positivas e sem pichação” disse Claudinei Silvestre Pereira, 29 anos, que há oito anos trabalha com graffiti. “Hoje as telas que estou fazendo serão repassadas para a Smelj e sempre que convocado estarei aqui para ajudar os jovens que se interessam por essa arte.”



A beleza dos trabalhos artísticos, tanto no palco quanto nas exposições, impressionaram a auxiliar administrativa Elenanda Costa, que levou sua filha, Ana Julia Costa, de 12 anos, para acompanhar o evento. “É impressionante o que muito desses jovens são capazes de fazer, especialmente em um ambiente que estimula seu trabalho e oferece novas oportunidades para eles”, afirmou.



Bola no pé

O esporte marcou presença no evento com a realização do Torneio Regional Smelj Sub-17 de Futsal, que aconteceu no Ginásio do Bairro Novo e contou com a participação de dez equipes da região, que reuniram cerca de 85 atletas. Também foram realizados circuitos de skate, slackline, festival de natação, escalada e oficina de basquete.



Trabalho e Saúde 

Somadas as atividades de esporte e cultura, diversos órgãos públicos e entidades disponibilizaram serviços no Talento Jovem, que incluíram oficina de arte, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, oficina de bijuterias, ônibus da saúde e Ônibus da Mulher Brasileira.



Como um dos maiores desafios do jovem é a conquista do primeiro emprego, a Fundação de Ação Social (FAS) esteve presente desde o início do evento e repassou informações e dicas para entrevistas de emprego, realizou agendamento para emissão da carteira de trabalho e orientações para buscas por vagas de emprego.



Vem aí

O próximo Talento Jovem acontecerá no dia 24 de junho, na Praça Zumbi dos Palmares, na Regional Pinheirinho.



Fonte: PMC



Talento Jovem dissemina cultura da paz no Bairro Novo